sexta-feira, 19 de abril de 2013

AEROBIOSE EM JEJUM

        Oi, bom dia.
        Hoje vou falar um pouco do  assunto mais discutido a  aerobiose em jejum.
       Alguns profissionais indicam, outros acham um absurdo, mas dá para entender os dois lados da moeda.
        Os que indicam tem sua explicação que realizada em jejum tem como finalidade ultilizar mais estoque de gordura como fonte de energia, já que ficou 6 a 8 hrs em periodo prolongado em jejum; pois afirmam que pela falta de glicogênio estocado (fonte de energia), o organismo solicitaria o depósito de gordura como fonte de energia para realizar o exercício, mas lembrando que o exercício deve ser feito de leve a moderado oque deve ficar em uma frequência cardíaca entre 65% a 75%, que pode ser calculada da seguinte forma: FCM = 220 – idade  >  limite superior = FCM x75/100  >  limite inferior = FCMx65/100.
        Outro período que acontesse a mesma coisa, é o cardio pós treino, quando o gliconêgio já foi gasto durante o treino de musculação, havendo maior utilização da gordura como fonte de energia para o exercício aeróbico.
        Uma forma correta é ir aos poucos, um dia você faz 10 min, no outro dia aumenta mais 5 min, e assim por diante , sempre aumentando aso poucos, pois cada pessoa tem seus limites e pode vir a passar mal.
      E tem os profissionais que são contra, que dizem que cataboliza músculos, gorduras e outros tecidos para conseguir os nutrientes que precisa em períodos prolongados de jejum.
      Alguns autores acreditam que a queima de lipídios só é dada até determinado ponto, pois para oxidação dos lipídios é necessário glicose, o que para alguns se tornaria impossível com baixos níveis de glicogênio.
      Podem falar mal, oque for, mas para mim descobri a fórmula que me faz ficar em forma e me dá uma sensação de felicidade única.
       Faço oque meu coach manda, 45 min em jejum, assim que acordo já tomo 300 ml de água com 10 g de BCAA concentrado e 10 g de glutamina, isso para evitar o catabolismo e só posso fazer minha primeira refeição após 20 min , pois ainda haverá a queima dos lipídios. E ainda faço mais 45 min de cardio depois do meu treino de musculação.
       É isso, no livro do Rodolfo Perez (Viva em Dieta e Viva Melhor), explica muito bem essa teoria.

Beijinhos e até.

4 comentários:

  1. Adorando as dicas... coloca as marcas que vc usa
    ou a fotinha pra eu comprar aqui. bjos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, você me inspirou. Adorei suas publicações.

    ResponderExcluir
  3. Olá, conheci seu blog hoje e estou adorando. Olha a formula de calculo de frequencia para mulheres é 206- 88% da idade. Saiu na Circulation (se não me engano em 2011)...Se achar o artigo te mando ;-)

    ResponderExcluir