quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ENTREVISTA COM MARLI MOURA

                 ENTREVISTA COM MARLI MOURA
                                           (Campeã Brasileira  Figure Master 2013)






Nome: Marli Moura
Idade: 38 anos
Altura: 1.60
Peso off season: 60 kg
Peso on stage: 52 kg

Como e quando você começou a treinar?
                Comecei em 1995 .Sempre fui apaixonada por esporte, na época jogava voley e handebol e então conheci meu esposo Amado Moura que foi o meu maior incentivador , ele sempre dizia que eu  estava  no esporte errado e que minha genética é perfeita para o fitness .Então fui acompanhando-o  em suas competições e me apaixonando pelo esporte, e resolvi me dedicar ao bodybuilding  exatamente à 18 anos de treinamento e de competição tenho 9 anos.

Qual é sua maior motivação?
                Na verdade o que me move é a qualidade de vida que somos proposto a ter, como uma boa alimentação e a prática da musculação . E o que mais me fascina é a força mental que desenvolvemos ter ao longo de cada ano, com disciplina, determinação  e a dedicação nos treinos e principalmente nas dietas. E esse poder mental é levado para a vida pessoal onde temos mais capacidade para resolver os desafios da vida..Isso é fato.

Você competia em qual categoria e por que resolveu mudar?
                Iniciei no Fisiculturismo na época era a única categoria que tinha...depois fui para o  Figure da NABBA, mas não me adaptei e logo surgiu o Body Fitness IFBB , que  me apaixonei pelo físico, poses e vestimentas das atletas e nesta categoria estou até hoje.

Como é essa categoria atual, qual padrão a ser seguido?
               Nesta categoria são avaliadas a aparência atlética geral do físico, considerando uma aparência simétrica, tônus muscular e shape com uma pequena quantidade de gordura corporal, como também, a beleza fácial, cabelo e estilo individual de apresentação, incluindo autoconfiança, equilíbrio e graça. Esta disciplina esportiva é amplamente aberta para as mulheres com um bom shape que treinam nas academias e que seguem uma dieta saudável. E isto é uma vantagem!
Há quatro categorias por estatura: 158 cm, 163 cm, 168 cm e acima de 168 cm.
Atualmente o padrão a ser seguido  é da  americana Erin Stern, minha musa.



Qual sua rotina de treino? O que muda em off e em pré contest?
Minha rotina atualmente em off é dividido da seguinte forma:
Perna :
PASSADAS COM BARRA 3 A 4 SERIES 15 A 20 REPS
MAQUINA EXTENSORA 3 A 4 SERIES 15 A 20 REPS
MAQUINA FLEXORA DEITADA 3 A 4 SERIES 15 A 20 REPS
MAQUINA FLEXORA EM PÉ 3 A 4 SERIES 15 A 20 REPS
STIFF EM CIMA DO BANCO 3 A 4 SERIES 15 A 20 REPS
ELEVAÇÃO PÉLVICA COM CARGA 3 A 4 SERIES 15 A 20 REPS
Abdutor 4x 20 reps
Em  pré   acrescento  cardio  e  conforme  a  mudança do físico vou adaptando o treino. Para o Brasileiro deveria  chegar mais próximo do padrão exigido, então treinei mais a parte superior dando ênfase nas costas e ombros, já para a definição  das perna faço trabalhos conjugados, em drop set e com altas repetições (20 a 30 reps)
Descanso de 30 segundos entre series e cardio de 1h todos os dias.

 COSTAS E TRÍCEPS
PUXADOR COSTAS com pegada aberta 3 x 10 reps
REMADA UNILATERAL 3 X 15 REPS
REMADA CAVALINHO [T] com pegada inversa 3 X 15 REPS
PUXADOR COSTAS com pegada fechada 3 x 15 reps
Barra 4x15 reps
TRICEPS COICE NO PUXADOR-3x15
TRÍCEPS NO BANCO -3X15
TRÍCEPS NO PUXADOR COM CORDA – 3X15

PEITORAL, BÍCEPS E GLÚTEOS
Peck deck-3X15 reps
SUPINO INCLINADO– 3X15 reps
EXTENSÃO NO BANCO INCLINADO
ROSCA DIRETA - 3x15
Rosca alternada – 3x15
GLÚTEOS 
ALTAS REPETIÇÕES ATÉ A FADIGA E POUCA CARGA.
Maquina de glúteo
Chute no cross.

OMBROS E ABDÔMEN: 
Desenvolvimento ombro – 3x15
Levantamento lateral – 3x15
Levantamento frontal – 3x15
ABDÔMEN
Prancha – 4x20
Reverso – 4x20



Qual tipo de aeróbico costuma fazer? Por quanto tempo e quantas X na semana?
              Adoro esteira e bike em pré contest, faço 20 de bike pós treino de perna pela manhã e a noite faço 1h de esteira todos os dias e em off faço alternado dia sim dia não, 40 a 50 minutos na esteira ou bike á noite.

Você faz AEJ(aeróbico em jejum)? Ou faz precisou fazer? Por que?
             Depende do treino que me é proposto sim, no começo da minha preparação em fevereiro fiz alguns meses , mas conforme o físico foi mudando por questões de proporções fui eliminando o cardio em jejum. 

Como é sua dieta em pré contest?
Minha dieta a base é de  120gr de proteína por refeição e 100 gr de carbo e vai modificando  de acordo com a mudança do físico :
Ref 01:
20gr de aveia meio mamão papaia+01 colher de linhaça
03 clara+ 04 fatias de ricota
Ref 02: 
05 morangos + 30gr de whey protein
Ref 03:
100gr de arroz integral +  03 col.feijão verde ou lentilha+ salada verde + 01 laranja
120gr de frango
Ref 04:
100gr de lentilha + salada verde +01 col.sopa de chia
120gr de frango
Ref 05:
01 tomate + 100gr de berinjela
150 de frango
Ref 06:
40gr de caseína com 01 colher de pasta de amendoim.

Como é dividido seu treino ?
WORKOUT A: PERNAS
WORKOUT B: COSTAS E TRÍCEPS
WORKOUT C: PEITORAL, BÍCEPS E GLÚTEOS
WORKOUT D: OMBROS E ABDÔMEN

Quais suplementos você usa atualmente?
BCAA, WHEY ISOLADA, GLUTAMINA, WAIZE MAIZE, COLÁGENO,VITAMINA C,VIT E, multivitaminico, OMEGA 3, ZMA E THERMOGENICO, tudo  NEO NUTRI.

 Como lida com a vontade de sair da dieta? O que é mais tentador ? E o que você faz para se controlar?
                    O que mais me tenta são os docinhos e chocolates e o com o tempo de dieta percebi que o que tem que ser controlado é somente o psicológico. Quando sinto aquela vontade louca de sair da dieta, começo a conversar comigo mesmo, e falo:  Marli enquanto você quer sabotar sua dieta as suas adversarias estão firme e focadas e a campeã será aquela que for mais disciplinada, determinada e mais dedicada e vou chamando minha atenção, você não pode ser  mais fraca que o chocolate,  por isso que uso muito o D.D.D. e como uma força divina vai passando e impressionante a vontade some.... é a disciplina mental .

Qual é a sensação de pisar nos palcos?
                 Para mim é o melhor momento de tudo, amo demais essa sensação, me sinto à vontade, afinal ficamos de 5 a 6  meses se preparando para poder mostrar nosso  trabalho simplesmente em 5 a 10 minutos,  é a única hora que devemos deixar de ser humildes e dar o seu máximo.

Cite 3 exercicos mais importantes na sua opinião?
             Bom , na verdade todos bem executados, cada um tem sua importância, então, vou citar aqui os meus 3 preferidos que são: desenvolvimento maquina (ombro), abdutor(gluteo médio e mínimo), barra (costas).

Qual seu maior sonho no fisiculturismo? E quais seus planos para o futuro?
              Eu acredito que sonhos são metas que você traça de acordo com as fases na sua vida, eu sonhava em ser campeã  Brasileira e realizei, agora  tenho que partir para outros sonhos e metas, que agora é me preparar e focar  para ser campeã no Arnold Classic em Ohio onde fui vice-campeã em 2012 .

Comida preferida?
            Adoro churrasco, mas atualmente estou amando comer arroz integral e peixe que antes não gostava.

Qual a parte do seu corpo que mais gosta?
                 Na verdade a gente sempre acha que tem que melhorar tudo, mas gosto muito dos meus ombros, abdômen e glúteos.



Quais as dicas que você dá para quem quer ter um shape top?
           Bom ter um shape top depende muito de:
  • D.D.D (Determinação, Disciplina e  Dedicação)
  • P.R.I (Persista, Resista e Insista) 
  • F.F.F(Força, Foco e Fé para mim sem essas dicas nada vai adiante.




Títulos Conquistados:

 CAMPEÃ BRASILEIRA IFBB  2013
6º Lugar no Arnold Festival Sports 2011 - Columbus, Ohio - EUA
8º Lugar Mundial IFBB - Antalya, Turquia: 2010

Vice-Campeã Brasileira IFBB: 2006 e 2010

Campeã Sul Sudeste IFBB: 2009

Campeã Copa Brasil IFBB: 2004

Campeã Paulista IFBB: 2004

CONTATO: marlisilva75@hotmail.com

Quero agradecer a querida Marli pela simpatia e a garra e também por ser inspiração para mim e para muitas pessoas.

Beijinhos e até.

2 comentários: